Palavras em Combate
Hagiografia de São Luís

São Luís Gonzaga
São Luís 
Luís Nasceu no dia 09 de março de 1568, em Mântua, Itália. Seu pai, Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e irmão do duque de Mântua, desejava que seu primogênito, seguisse seus passos na vida militar. Para isso o pequeno Gonzaga recebeu educação esmerada frequentando os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: corte dos Médici, em Florença; corte de Mântua; corte dos Habsburgos, em Madri. Contudo, aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença, na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade, imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade. Após ter recebido a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu, para surpresa de todos, pela vida consagrada, na Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses de seu pai, que o despachou para as cortes de Ferrara, Parma e Turim. Mais tarde, Luís escreveu: "Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fetidas". Renunciando ao título e à herança paternos Luís, aos catorze anos, entrou no noviciado romano, sob a direção de São Roberto Belarmino, esquecendo totalmente sua nobreza e escolheu para si as incumbências mais humildes, dedicando-se ao serviço dos doentes, sobretudo na epidemia que atingiu Roma em 1590. Luís morreu durante o 4º ano de Teologia no dia 21 de junho de 1591, com apenas 23 anos de idade, provavelmente tendo contraído a terrível doença: foi assim mártir da caridade e a Igreja o proclamou patrono da juventude e recentemente também protetor das vítimas da AIDS.
6 Responses
  1. Adorei, Amanda! Acho sempre muito bonitas as histórias de quem renuncia a tudo para seguir a Deus. Principalmente tão jovens, como São Luís!


  2. Que linda história! Assim como Bárbaram acho muito bonito alguém renunciar o que tem para viver a vida na fé.


  3. Muito bonita a Hagiografia do patrono da juventude, o nosso patrono...


  4. Unknown Says:

    Pena que dá nome a uma cidade a qual é símbolo do nefasto desmando de um velho coronel da política nacional...


  5. Amei fazer a hagiografia de São Luiz, ele que renunciou tudo para seguir a Deus.


  6. Comovente a história de São Luíz.Um adolescente que poderia ter tudo o que quisesse,mas optou por uma vida totalmente religiosa e humilde.


Postar um comentário